Nova Coimbra
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RNS PHOENIX

2 participantes

Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 24 Ago 2014, 13:44

RNS PHOENIX
RNS PHOENIX E_S%C3%A3o_Paulo_%281909%29

Nome: Phoenix
Tipo: Encouraçado
Classe: Phoenix
Comissionamento: 24/08/1914
Filiação: Real Marinha Serafiana
Comandante: D. Wellington de Medeiros(Pro Tempore)


O Phoenix é o primeiro navio de sua classe e o primeiro navio a ser construído após a Grande Guerra Serafiana, ele fora comissionado no dia 24 de agosto de 1914 nos Estaleiros da Base Lantea, um evento que contou com o Príncipe Herdeiro e Comandante da RMS, D. Wellington.
Devido a escasses de pessoal, o Comando da Real Marinha decidiu que o Almirante D. Wellington deveria assumir o comando da Phoenix já que a mesma é o único navio da Marinha com total capacidade funcional.

Características da Classe Phoenix

Deslocamento (toneladas): 17 274 (leve); 19 250 (normal) e 21 500 (máximo).
Dimensões:
Comprimento total - 165,61 metros
Boca - 23,31 metros
Pontal - 12,81 metros
Calado - 8,54 metros
Blindagem:
Casco - 229 mm à meia nau e 152 mm na proa e na popa
Torres principais - 229 mm na parte da frente e 203 mm nas laterais
Convés - 51 mm
Sistema Bullivan de rede metálica anti-torpédica, envolvendo o casco a quatro metros da linha d'água e três metros do costado.
Propulsão: 18 caldeiras a carvão; 2 máquinas a vapor de tríplice expansão, gerando 23 500 bhp, acopladas a dois eixos com hélices de quatro pás.
Combustível: 2750 toneladas de carvão distribuídas em 36 carvoeiras.
Velocidade: velocidade máxima 19,6 ; velocidade de cruzeiro 9,4 nós.
Autonomia: 10 200 milhas náuticas à velocidade média máxima e 14 200 milhas à velocidade econômica de cruzeiro.
Aguada: dois destiladores com capacidade para 70 ton/dia de água potável.
Armamento: 12 canhões Armstrong de 12 pol/45 cal. (305 mm) em seis torres duplas; 22 canhões Armstrong de 4,7 pol/50 cal. (120 mm) e 8 canhões Armstrong de 47 mm/50 cal. podem ser transferidos e utilizados nas lanchas para apoio a operações de desembarque.
Tripulação: 1173 homens, 138 oficiais e suboficiais e 1035 praças.


Última edição por D. Wellington de Medeiros em Dom 24 Ago 2014, 15:39, editado 1 vez(es)
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 24 Ago 2014, 13:50

D. Wellington estava na ponte do Navio, fazia muito tempo que ele não assumia uma posição como esta, eis que o Sr. Rodney  se aproxima do mesmo e informa que um dos políticos locais, fundador de um partido, desejava ter com ele.

Diga a este senhor que me encontre no Salão Mauá, melhor, leve o até lá, eu irei para lá dentro de alguns minutos.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 24 Ago 2014, 16:00

Escoltado por dois soldados da Guarda Vinasiana, D. Wellington voltava ao Phoenix, sendo aplaudido pela população no estaleiro e acenando logo ele é abordado por um dos oficiais do Phoenix que após bater continência fala ao Almirante.

Vossa Alteza, o navio está pronto para os testes que pedistes.

Oficial, não me trate como o Príncipe, aqui eu sou Almirante-de-Esquadra, nenhum oficial deve me tratar pela minha posição na corte. Vamos tomar posição, Guardas voltem aos seus postos.

Sim senhor Almirante, irei repassar esta ordem a tripulação.


Eis que o Almirante assume a sua posição na ponte de comando e da a ordem.

Preparar para deixar a doca, soltem as amarras, timoneiro nós tire daqui, devagar e firme.

Sim senhor.


Lentamente o navio vai deixando a doca e ao mesmo tempo a Banda da Marinha começa a tocar.

Imediato, ordene a preparação das armas, timoneiro traçar curso para a baia, quero o destacamento de segurança de prontidão no convés.

Alguns oficiais estranhavam aquelas ordens, até o imediato achou estranho mas ninguém questionava pois o Almirante era um dos últimos oficiais navais que viram a Grande Guerra Serafiana.

Sim Almirante, o destacamento está se dirigindo para o convés e os artilheiros estão preparando as armas.

Muito bem, timoneiro vamos com calma, ainda não é hora de testarmos os motores.

RNS PHOENIX Encoura%C3%A7ado-minas-gerais
O RNS Phoenix deixa o estaleiro e se dirige para a baia dos caídos.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 24 Ago 2014, 16:52

Após alguns minutos o RNS Phoenix já estava em posição na baia dos caídos e os motores haviam sido desligados

Imediato vamos testar o armamento desta nau, ordene que o destacamento de segurança tome posições padrão em caso de ameaça de abordagem.

Sim senhor, oficial mande os seus homens assumirem posição padrão do Plano de Abordagem Inimiga.

Imediato ordene aos artilheiros que mirem naquele pequeno navio a estibordo, ele está vazio, ficarei aqui observando a manobra, só cessem o ataque quando o navio "inimigo" afundar.

Sim senhor.


RNS PHOENIX S031-f28
O Phoenix toma posição na baia.

Almirante começamos a bombardear a embarcação rival, todas as baterias estão atuando com 100% de eficiência.

Muito bom, imediato cesse o ataque, timoneiro vire 90º graus, imediato ordene aos artilheiros para atacar aquela carcaça da guerra, aniquilem ela, disparos simultâneos das 12 pol em conjunto com as 4,7 pol.

Sim senhor, artilheiros, disparo simultâneo A12 e A4,7.

Almirante, artilheiros relatam 90% de eficiência, uma das A12 superaqueceu, não houve danos ao Phoenix, a carcaça foi afundada.

Compreensível, ainda precisamos fazer algumas modificações, apesar do que é dito, este navio não é a embarcação mais avançada, a Classe Phoenix foi criada com base em alguns couraçados construídos nos estaleiros da Vickers, mesmo assim ele é um grande navio, o símbolo do poderio naval serafiano. Imediato de os meus parabéns a tripulação, vamos seguir o protocolo e entrar em Alerta 1, dispensado.

Sim senhor.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Seg 25 Ago 2014, 20:55

O Almirante estava em sua cabine quando o seu imediato se apresenta.

Senhor, completamos os últimos testes e o motor atuou com 100% capacidade operacional, a casa de máquinas relata que estamos prontos para voltar a base.

Muito bom, muito bom mesmo, Imediato vamos para a ponte....
Timoneiro, traçar curso para a Base Lantea, 1/4 da velocidade.
Imediato, reúna os oficiais não essenciais para o funcionamento no convés.

Sim senhor.


Após alguns minutos, grande parte da tripulação estava no convés.

Almirante, a tripulação já está em posição.

Ótimo, estou a caminho, imediato venha comigo.


O Almirante Wellington se posiciona frente a tripulação e começa a falar.

Tripulantes, descansar, senhores hoje estamos a bordo da mais poderosa belonave que o nosso povo já criou, nem os mais visionários de nosso povo foram capaz de sonhar com este navio.
Ele é um símbolo da força e da inovação tecnológica de nossa nação, este navio não é um monumento a guerra mas sim um monumento a preservação da paz, não somos conquistadores e destruidores, somos Guerreiros da Paz e da Liberdade, o nosso dever é defender o nosso povo e a nossa pátria.

Lembrem se, a força de uma civilização não é medida por sua capacidade de guerrear mas por sua capacidade de evitar guerras.

Terei que voltar para Bakersia para cumprir com as minhas obrigações para com vós, o povo, mas deixarei o meu Primeiro Oficial no comando até lá, dispensados.

Imediato prepare o navio para atracar, eu voltarei para o Palácio até lá eu quero que continue a vistoriar o navio e fazer pequenos testes, quero que a tripulação treine situações de combate e possíveis incêndios a bordo.

Sim senhor, já iniciamos a aproximação do estaleiro, como fora requisitado, iremos continuar com a avaliação do navio e da tripulação.

Estarei na ponte, dispensado.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 07 Dez 2014, 17:15

Tudo estava calmo, a tripulação estava cuidando da manutenção da belonave e o Imediato se encontrava na ponte, eis que um veículo chega a base, escoltando por cavalheiros da Guarda Vinasiana, ele se dirige as docas, quando se aproxima do Phoenix, ele para e o seu ocupante desse.
Trajando o seu uniforme de Almirante e usando o quepe da Real Marinha, D. Wellington ordena a escolta que volte ao Palácio, em seguida ele sobe a embarcação.


-Oficial no convés - grita um dos marinheiros, logo todos se colocam em posição de sentido.
Descansar homens, oficial onde está o meu imediato?
- Almirante, o Imediato está na ponte.
Ótimo, oficial suba a âncora e retire as amarras.
- Sim senhor, homens subir âncora, retirar as amarras, acelerado.

Lentamente o Almirante se dirigia as escadas que levam a ponte, ao chegar a ponte, os oficiais ali presente se põe em posição de sentido e o Imediato grita, "Almirante na ponte."

Descansar senhores, bem vejo que tudo está em ordem, algo a relatar imediato?
- Não senhor, tudo está operando normalmente, as alterações que foram solicitadas pelo senhor já estão concluídas.
Muito bom, agora vamos levá la para o mar, me tragam o mapa e preparem a nossa partida, envie um aviso para o COAD, estamos indo para a costa.
- Sim senhor.

Após alguns minutos, as âncoras foram trazidas a bordo e as amarras retiradas.

Timoneiro, nos tire daqui, ligar motores em reverso, lento e firme.
-Sim senhor, motores em reverso, velocidade de 2 nós, lento e firme.

Andando pela ponte resolvo pegar o meu binóculos, olho em direção a cidade e vejo lentamente nos afastarmos dela.

- Almirante, estamos deixando a base.
Navegador, traçar curso para a baía dos caídos, timoneiro vá a 11 nós.
- Senhor... 11 nós?
Cumpra.
- Sim senhor.
Imediato quero que me informe de qualquer alteração na casa das máquinas, navegador, assim que chegarmos a baía, traze um curso para Solitude, sempre em paralelo a costa.
- Sim senhor.

Em seguida sento em minha cadeira e observo silenciosamente a forma como os meus subordinados atuam, não é todo dia que eles passam dos 9 nós.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Seg 08 Dez 2014, 21:01

Estava a analisar alguns registros e cartas náuticas quando o meu imediato adentra ao meu aposento.

- Almirante, um navio acabou de entregar um bilhete vindo do Palácio Holmeriano.
Do Palácio? ainda bem que não deixamos a baia, deixe me ver... hum, entendo, então o Primeiro-Ministro está em Bakersia.
- Aparentemente sim, senhor.
Imediato, ordene ao timoneiro que traze um curso para as docas, 12 nós, sem titubear.
- Sim senhor.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Dom 14 Dez 2014, 22:55

Trajando o seu uniforme de Almirante ostentando na gola de seu uniforme as insígnias que demonstravam a sua posição na realeza, o Príncipe Herdeiro chega ao Encouraçado, a largos passos e levando em sua cintura a antiga espada de seus antepassados, ele passa pelo convés onde é saudado pelos oficiais, sem parar ele sobe as escadas e chega a ponte.

- Almirante - diz o Imediato ao bater continência perante o seu superior
Descansar, Imediato avise a tripulação que vamos para Solitude, hasteiem a bandeira real.
- Sim senhor.
Timoneiro ligar motores em reverso, velocidade de 2 nós, firme.
- Senhor sim senhor.

Assim que o Phoenix deixa a doca o imediato se dirige ao Almirante.

- Almirante, relatório do COAD, estamos fora da doca e aguardando instruções.
Ótimo, deixe me ver.... hum... senhores vamos para Solitude, quero que o orgulho de Seráfia esteja operando com capacidade máxima.
- Sim senhor - gritam os oficiais da ponte.
Navegador traçar curso para Solitude, timoneiro velocidade de 15 nós.
- Senhor... sim senhor.
Imediato quero que me mantenha informado do status da casa de máquinas, quero oficiais na torre 24 horas.
- Sim Almirante.

Pego o meu binóculos e o coloco em meu pescoço, em seguida pego o meu quepe e o coloco em minha, parado olhando a proa da Phoenix.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Seg 15 Dez 2014, 00:18

O Almirante estava em pé olhando a costa quando o seu Imediato se aproxima.

- Almirante, estamos nos aproximando de Solitude.
Ótimo, navegador, traçar curso para a baía da solidão, armeiro, carregar canhões dianteiro.
- Senhor?
Oficial eu estou lhe ordenando, carregar canhões dianteiros.
- Sim Almirante.
Imediato precisamos mirar no Real Palácio, se dispararmos não quero errar o alvo.
- Senhor, permissão para falar livremente?
Concedida
- Almirante oque estamos fazendo?
Estamos garantido o futuro de nossas famílias e a salvação da nação, não precisas saber de mais nada por hora, apenas saiba que Seráfia espera que você cumpra o seu dever e fique ao meu lado.
- Senhor sim Senhor.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Seg 15 Dez 2014, 00:31

- Almirante nenhum sinal vindo da cidade.
Ótimo, vejamos se temos movimentação na Praça - diz o Almirante ao pegar o seu binóculos e olhar em direção a cidade, logo ele consegue ver uma movimentação na praça.
- Estamos aguardando as suas ordens Vossa Alteza.
Timoneiro vamos para a praia, nos leve até próximo da capital, Imediato prepare os botes, vou para a Cidade.
- Sim Senhor.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Seg 15 Dez 2014, 07:47

O imediato estava na ponte observando a movimentação que estava ocorrendo na capital quando um marinheiro adentra a ponte com um bilhete para o Imediato.

Senhor, mensagem do Almirante.
- Deixe me ver.

Imediato,  a situação foi contida e o golpe que estava sendo orquestrado por republicanos foi evitado.
D. Victor fora deposto,  a letargia dele quase nos jogou no caos, o Marechal e suas tropas estão mantendo a ordem
Fui aclamado pelo povo como o novo Rei.
Ordeno lhe que mantenha o navio em alerta e se dirija para a entrada da baía.

Ass;
D. Wellington
Por deus, tudo isso em tão pouco tempo, timoneiro vire 90° a bombordo, armeiro vire oa canhões dianteiros para a entrada da baía e dê três salvas.
- Sim senhor.
A nação está entrando em uma nova era.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Qui 19 Fev 2015, 00:04

Conforme fora ordenado por Sua Alteza, os antigos oficiais e marinheiros do Phoenix voltaram ao mesmo, equipes de reparos foram formadas para concertar algumas pequenas avarias, carregamentos de combustível e munição foram trazidos dos depósitos da base.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Qui 26 Fev 2015, 02:08

Trajando o seu antigo uniforme de Almirante e trazendo na cintura a espada dos Medeiros, o Príncipe subiu ao navios, assim que ele chegou, toda a tripulação se pôs em posição de sentido no deck, o Imediato fora ao encontro dele.
RNS PHOENIX Tumblr_n8o7y56VRH1qazanuo1_500

- Almirante é bom revê lo.

Me trate por Alteza, as nossas Forças Armadas ainda não foram restauradas mas vamos cumprir com o nosso dever como defensores de Seráfia, também é bom revê lo Comandante Nelson.
Estão todos aqui?

- Sim.. Alteza, todos estão aqui, o arsenal está cheio e os tanques abarrotados de combustível.

Ótimo.
Senhores, filhos e defensores de Seráfia, como é bom revê los.
Hoje, nesta linda noite, estamos aqui para cumprir com o nosso dever de defensores e sentinelas de Seráfia, sabemos que há muito as nossas Forças Armadas foram dissolvidas, mas como bem sabem, a Real Marinha não fora dissolvida e eu não renunciei a minha patente, mas tendo em mente que o bem estar da nação é mais importante que o meu, me mantive em exílio nos belos campos de nosso Principado, mas agora eu voltei e juro aqui perante os senhores, jamais deixarei que nossa pátria fique sem defesas, se for preciso eu mesmo lutarei com esta espada contra toda e qualquer ameaça estrangeira.
Marujos, ao trabalho, dispensados.

A tripulação do Phoenix aplaudiu o breve discurso do Almirante, todos queriam voltar aos mares e agora teriam o seu desejo realizado.
Juntamente dos oficiais, o Almirante fez uma breve vistoria dos armamentos e da casa de máquinas, em seguida ele foi para a ponte, para assumir oficialmente o comando do Phoenix.

RNS PHOENIX 1936_11_18_ca35_c_bridge

Navegador, traçar curso para a baía dos caídos.

- Sim Senhor.

Imediato, ordene a retirada das amarras.

- Sim Senhor.

Timoneiro, tire nos daqui, velocidade de 2 nós, vamos tirar essa donzela com calma.

- Sim Senhor.

Como sempre, todos a tripulação cumpriu as ordens do Almirante ao pé da letra, não demorou para que o Imediato volta-se a chamar o Príncipe de Almirante.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Qui 26 Fev 2015, 13:44

A manhã fora calma, o armamento fora verificado, alguns ajustes foram feitos na casa das máquina.


- Almirante, a casa de máquinas reporta que esta totalmente operacional.

Muito bom, navegador, traçar curso para a baía da solidão.

- Sim senhor.

Timoneiro, vamos com calma, ligar motores a 9 nós.

- Sim senhor.

Imediato, eu quero homens na torre 24 horas por dia, quero um relatório a cada 1 hora, ordene aos tripulantes que se mantenham alerta, faz tempo que o Reino não se faz presente nessas águas, só deus sabe o que podemos encontrar aqui.

- Sim senhor.

Nisso, o Almirante se levantou e pôs o seu quepe em sua cadeira, andou pelo passadiço, pegou a sua luneta e ficou observando a costa.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Alexei N. Desslock Qui 26 Fev 2015, 18:44

OFF-TOPIC escreveu:
Pera... A Marinha já está na ativa, mas a Aeronáutica e o Exército, não?

Alexei N. Desslock
Alexei N. Desslock

Mensagens : 212
Data de inscrição : 09/11/2014
Idade : 64
Localização : Bairro Residencial de Solitude, Arquiducado de Haarfingar

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Qui 26 Fev 2015, 21:19

Nunca dissolveram a Marinha ou descomissionaram o Phoenix, pelo menos o Decreto que deu fim ao Exército e a Força Aérea não menciona a Marinha.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Fernando de Medeiros Sex 27 Fev 2015, 19:48

Após longa patrulhas no caminho entre Bakersia e Solitude, o Phoenix finalmente adentra a baía da solidão, a bandeira real, uma provisória feita pelo Príncipe, fora hasteada na torre.

Imediato, relatório.

- Senhor, a casa das máquinas reporta normalidade, o grupo de observação reporta normalidade, o grupamento da artilharia reporta normalidade, passadiço reporta normalidade.

Ótimo, envie um comunicado ao Parlamento, o RNS Phoenix esta na baía, reiniciamos as operações de patrulha, Vida Longa ao Rei.

- Sim senhor.
Fernando de Medeiros
Fernando de Medeiros

Mensagens : 258
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Claro - Nova Coimbra

https://novacoimbra.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNS PHOENIX Empty Re: RNS PHOENIX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos